Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

A tecnologia como aliada fundamental dos idosos

O núcleo familiar desempenha um papel importante na abordagem dos idosos à tecnologia

A tecnologia possibilitou uma nova dinâmica de comunicação. As videochamadas, por exemplo, tornaram-se uma ferramenta fundamental para facilitar a interação entre as pessoas diante da situação gerada pela Covid-19. No entanto, grande parte dos idosos teme ou não sabe usar a tecnologia. É importante, portanto, que a família aos poucos os aproxime da internet e seus aplicativos para manter o contato com seus entes queridos.

É normal que os idosos encontrem um pouco de resistência para se aproximar de novas ferramentas por se tratar de algo novo. Como muitos deles têm receio de danificar o aparelho ou fazer algo errado com ele. O acompanhamento de filhos, netos ou irmãos é essencial.

Quais são os benefícios da tecnologia para os idosos?

Cada pessoa usa a tecnologia de forma diferente e, dependendo dela, contribui para o seu bem-estar. Para adultos mais velhos, alguns benefícios são:

– Telemedicina: ter consultas médicas virtuais é uma opção para proteger a população adulta na situação atual porque impede que saiam de casa.

– Contactar a família: alguns idosos procuram manter a comunicação com os seus entes queridos, muitas vezes por meio dos grupos virtuais que se criam nas famílias. Eles também podem preferir as mídias sociais para conhecer pessoas e bater um papo.

– Atividade física: fazer exercícios em casa com apoio virtual é uma alternativa útil para qualquer tipo de população.

– Culinária: aprender receitas na internet se tornou um grande tendência durante a pandemia e permite criar uma relação de mais confiança com um assunto que pode atrair os mais idosos

– Educação: Ter aulas on-line se tornou uma obrigação dos últimos tempos mas que pôde abrir as portas para a descoberta de muitos conhecimentos que antes poderiam ser menos acessíveis.

Tenha atitude! Se ficou interessado em conhecer uma nova ferramenta on-line, deseja falar com um amigo que não vê há muito tempo ou quer aprender mais sobre algum assunto e a tecnologia ainda é um grande obstáculo? Não hesite em pedir ajuda de um familiar ou pergunte aos amigos. O importante é se manter ativo e bem informado!

Fonte: Sura • Colômbia
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels