Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Benefícios de escrever para a saúde mental

Escrever ajuda a expressar o que você não pode dizer e identificar seu estado de espírito. Aprenda sobre outros aspectos positivos desta prática.

Escrever é uma expressão da arte que o ajuda a expressar ou externar o que você está sentindo ou pensando e a identificar as razões de seus comportamentos. Quando você fala sobre a escrita como terapia, estamos falando de resolver um problema específico e usar o que você escreve para promover seu bem-estar mental.

Esta prática funciona como um meio de cuidar do ser humano, assim como quando as pessoas são incentivadas a falar sobre o que sentem a um terapeuta. Neste contexto, escrever é um fator de proteção.

Outro grande benefício de escrever é melhorar a atenção. Uma vez que a mente tem a capacidade de vagar, quando estamos escrevendo há concentração e a atenção passa a estar focada a uma coisa só. Outro benefício é que ajuda a avaliar o que acontece a nosso redor e avalia-se melhor o que é verdadeiro e o que é imaginação, ou mesmo, o que é benéfico e o que não é.

Escrever traz benefícios, mesmo se você não estiver em terapia. Qualquer iniciativa de escrita para descrever como alguém se sente pode representar um alívio.
Escrever tem inúmeros benefícios para a saúde mental, incluindo:

Racionaliza ideias
A mente produz ideias irracionais e tendências cognitivas em tempos de estresse. Estar mais consciente de suas emoções permite que você avalie os prós e os contras de uma situação.

Expresse o que sente
Por ser uma forma de se expressar, escrever permite que você entenda melhor o que está sentindo. Outras artes, como música ou pintura, também cumprem esta função.

Observe os pontos fortes
Escrever sobre um tema específico serve para ter uma visão mais ampla do que está acontecendo, a fim de detectar oportunidades, conquistas e desafios.

Identifique o seu estado de espírito
Se você faz anotações em seu diário de maneira rápida e desordenada ou se, pelo contrário, o faz com estrutura e coerência, poderá compreender com este exercício diário como está sua função psíquica e seu estado de espírito.

Lembre-se: escrever é uma forma de expressar o que você sente.

Cada mente é diferente, então, se você tiver dificuldade para compreender sua situação, não hesite em consultar um profissional. Não tenha medo de procurar ajuda.

Fonte: SURA – Colômbia
Foto de Lisa Fotios no Pexels