Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Benefícios e desvantagens de viver longe do ambiente digital

Estar fora do meio digital é uma opção que cada vez mais as pessoas adotam no dia a dia

Novas tecnologias e plataformas digitais estão presentes em muitos aspectos da sua vida. Separar-se deles é uma decisão que não apenas modifica o ambiente em que você vive, mas pode impactar positivamente sua saúde mental.

Tendo em vista a situação atual gerada pelo covid-19, estar “offline” é um desafio, pois a tecnologia é uma ferramenta fundamental para se mover no novo cotidiano e realizar atividades como procurar endereços, comparecer a reuniões e manter contato com seus parentes.

A chave para o bem-estar é encontrar um equilíbrio entre suas ações diárias e sua relação com a tecnologia. Está ao seu alcance tomar decisões para que as ferramentas digitais estejam ao seu serviço e não o contrário, o que implica analisar o seu comportamento com um olhar crítico e comprometer-se com a sua saúde e tranquilidade.

Por que algumas pessoas se desconectam?

O estresse ou sobrecarga causados ​​pelo excesso de informações é um dos motivos mais comuns para se afastar do ambiente digital. Em inglês existe o termo joy of missing out, que se traduz como a alegria de não saber a quantidade de informações imediatas a que se expõe todos os dias por meios virtuais.

Desfrute da paz de espírito que vem ao se desconectar da tecnologia.

Algumas pessoas tomam a decisão de estar “offline” como aposta para ter contato presencial cara a cara e relações sociais mais profundas. Dessa maneira procuram desenvolver uma relação mais instrumental com a tecnologias, ou seja, estritamente para o necessário.

Não existe um grupo específico de pessoas ou um perfil específico de quem decide se distanciar da tecnologia. Alguns, por exemplo, decidem não estar nas redes sociais porque preferem se socializar por outros meios, mas contam com o mundo digital para trabalhar.

De acordo com o estudo Internet Addiction Disorder, 38% dos internautas têm problemas de dependência de tecnologia. É por isso que outras pessoas sentem necessidade de se afastar do ambiente digital devido à quantidade de tempo que “perdem” em frente das telas ao invés de realizar atividades diferentes.

Entre as vantagens de se manter mais desconectado estão o desenvolvimento de um maior filtro para informações que chegam e, assim, fazer um melhor uso delas; a tendência de desenvolver mais tranquilidade e melhores relações interpessoais.

Por outro lado, é importante estar atento a possíveis desvantagens dessa desconexão com a internet, por exemplo, observando como você se sente quando volta a estar conectado, podendo ocorrer estresse ou ansiedade ao perceber que está “desatualizado” nos ambientes digitais.

Se você acha que o mundo virtual está ocupando grande parte da sua vida e deseja recuperar o controle do seu tempo, existem ações simples para recuperar a sua liberdade nesse sentido:

– Filtre os aplicativos no seu celular ou computador: elimine aqueles que incentivam a ficar muito tempo em frente à tela para que você se sinta menos atraído pelo uso dos aparelhos.
– Mude sua rotina: encontre atividades que você goste e mantenha-o distraído para que não fique disponível para se conectar à internet.

Foto de Julian Jagtenberg no Pexels
Fonte: Sura Colômbia