Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Como fazer seu tempo durar mais?

Aprenda a organizar suas atividades para otimizar sua execução e economizar um tempo valioso do seu dia-a-dia.

Quantas vezes você já desejou ter algumas horas extras para terminar todas as suas pendências? As obrigações de trabalho, casa e família muitas vezes se tornam uma lista interminável de tarefas que não podem ser concluídas, pois o tempo simplesmente não parece ser suficiente.

Se este for o seu caso, o empresário americano, palestrante motivacional e consultor de vendas Michael Altshuler tem uma boa frase para você: “A má notícia é que o tempo voa. A boa notícia é que você é o piloto.

No entanto, para chegar ao destino, todo piloto deve ter clareza sobre seu plano de viagem. Isso é fundamental quando se trata de otimizar seu tempo.

Não existe uma fórmula única para o conseguir, pois dependerá exclusivamente das suas necessidades e obrigações. No entanto, existem exercícios e dicas que podem ajudá-lo a encontrar o que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Recomendamos algumas para você adotar em sua vida diária:

Faça exercícios

Praticar exercícios 30 minutos antes de iniciar suas tarefas diárias é o aumento de energia de que você precisa. Além disso, ajuda a combater o estresse e a fadiga, também melhora sua saúde e previne doenças.

Crie seu checklist (lista de verificação)

As listas são ideais para organizar o seu dia e ficar de olho nas tarefas que você deve realizar durante o dia. Seja realista sobre a quantidade tarefas que se propõe a fazer. Funciona muito bem se tentar estabelecer horários para cada tarefa e uma ordem de prioridade.

Comece com as tarefas mais difíceis ou que menos motivem você

Deixar uma tarefa que você acha difícil de fazer, ou de que não gosta, para o final do dia pode fazer com que decida deixá-la para outro dia. Pense que se você se propõe a sair deles desde o início, terá mais tempo para se dedicar às atividades que despertem seu interesse.

Faça uma tarefa de cada vez

Fazer duas ou mais tarefas simultaneamente não significa que você vai economizar tempo. Ao contrário, ao dividir sua concentração, você pode levar mais tempo para fazê-los. Tanto quanto possível, tente se concentrar em apenas um trabalho de cada vez.

Escreva tudo

Adquira o hábito de anotar tudo o que surgir durante o dia. Um imprevisto que você tem que resolver, um encontro, uma ligação importante. Em todos os aspectos da vida, escrever suas demandas é um ótimo exercício para não esquecê-las.

Agende um tempo para você e faça pausas ativas

Se seu trabalho exige passar longos períodos sentado em frente ao computador, é essencial que você faça pausas ativas a cada duas ou três horas. Tome um café, converse um pouco com o parceiro, faça alongamentos de perna, braço, mão e pescoço. Tudo isso ajuda a descansar o corpo e a mente.

Tente incluir na sua agenda um passeio para comer com um amigo ou uma aula de ioga, culinária ou pintura. Agendar atividades para se dedicar a si mesmo é essencial para se manter ativo e motivado.

Sirva-se com tecnologia

Existem diferentes ferramentas digitais concebidas para que possa aproveitar ao máximo o seu tempo. Aplicativos móveis, por exemplo, são uma ótima opção. Evernote e Google Calendar são alguns dos mais populares. Vá em frente e descubra suas funcionalidades e adote aquela que funciona melhor para você.

Implementar a técnica Pomodoro

Este método foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo em 1980. A ideia é trabalhar para estabelecer períodos de 25 minutos denominados “Pomodoro”, separados por intervalos de cinco minutos. A cada quatro pomodoros – quatro ciclos de 25 minutos – há um intervalo mais longo de 15-20 minutos.

O objetivo é que durante os espaços de trabalho toda a concentração esteja voltada para o desenvolvimento de uma única tarefa sem nenhum tipo de interrupções. As pausas devem ser utilizadas para esse fim e são de extrema importância, pois ajudam a melhorar a agilidade mental.

Recomenda-se que cada um desses tempos seja medido com um cronômetro para reforçar o comprometimento com a realização das tarefas.

Fonte: Sura Colômbia
Foto de Cats Coming no Pexels