Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Como transformar esses 2020 desafios em 2021 recursos?

Venha refletir sobre fazer uma boa travessia pra o novo ano. Ao final há um exercício para você

A chegada de um novo ano faz brotar a esperança por uma mudança, para que a vida dê uma guinada para melhor, ainda mais depois de tudo que ocorreu em 2020. O costume pede que façamos uma reflexão sobre como foram os últimos 12 meses para cada um de nós, o que é uma atitude sempre muito bem-vinda. Mas convidamos você para uma análise interior mais responsável, que busque o aprendizado para começarmos a construir um 2021 realmente novo.

Para esta proposta, convidamos a terapeuta Helena Gomes, que elaborou o texto abaixo e um exercício que vão ajudá-lo nesta viagem interior. Helena é professora de Yoga, Psicoterapeuta, tendo como base do seu trabalho a Constelação Familiar Sistêmica e os Movimentos Essenciais.

Inusitado 2020!
Que atitude posso escolher para fazer a travessia para 2021?

A vida evolui continuamente e nos convida a estar no presente, lado a lado com ela. Se tem algo desafiador para nós seres humanos, é acompanharmos a flexibilidade e a velocidade da vida que, livre, está constantemente mudando.

A vida acontece no aqui e agora. Se ultrapassa o agora, vira passado, se ainda não alcançou o agora, chamamos de futuro. Ainda que convictos de que a realidade acontece somente no presente, temos um desafio maior: a nossa mente, que nos tira constantemente do presente, da Vida acontecendo agora.

No início deste ano a Vida soprou um vento forte, a sinalização não foi para mim ou para você, para um país ou outro, foi para todos nós. Indistintamente e para todos!

Uma pandemia nos alcançou e nos engoliu, nos deixou tontos e desnorteados. Afinal quem não sentiu os efeitos no trabalho, sentiu na família ou nas relações. Entramos em contato com todo tipo de sentimento: de medo, confusão, impotência, dor, mágoa, raiva. Era efeito de guerra, apesar de não termos ouvido um tiro ou visto um canhão.

Fomos convidados a respirar fundo, viver um dia de cada vez, retomar o eixo perdido, a cada novo dia, e descobrimos que não sabíamos viver na incerteza. Começamos então os aprendizados, e foram muitos, e ainda são.

Nos adaptamos aos desafios, nos abrimos à criatividade, mas esse vendaval ainda nos move, fomos convocados a abandonar nosso planejamento mental, a observar, refletir e fazer a travessia de cada dia sem nenhuma certeza do que viria amanhã.

E está chegando mais uma travessia, vamos avançar para 2021 e temos que levar a pandemia conosco.

Como transformar esses 2020 desafios em 2021 recursos?

Concordando com a sábia REALIDADE que a Vida traz!

Nos atrevendo a tomar a riqueza de todas as experiências e todos os aprendizados.

Se eu ficar na minha mente, talvez ela só queira o que foi bom e/ou negue toda dor que foi verdade. Essa atitude nos impedirá de nos abrirmos às possibilidades que a vida nos convida.

Mas tem a cereja do bolo: temos que estar agradecidos a tudo que foi, assim como foi, para avançarmos para 2021. Só assim tomarei a experiência por inteiro.

De onde vem a nossa maior força?

Da nossa capacidade de concordar e nos alinharmos com a realidade!

Como serão nossos novos dias? Nossa nova vida?

Tudo vai depender da nossa coragem de nos atrevermos a realmente viver a Realidade, de nos rendermos à vida, e com o coração aberto.

Agora convido você a realizar um exercício:

Dinâmica: Concordar com a Realidade

Essa dinâmica é utilizada quando estamos presos a algo passado e que não conseguimos concordar com esta realidade.

Busque um lugar calmo, onde possa estar só por uns 5 a 10 minutos.

Veja a situação que você quer elaborar numa tela mental.
Visualize uma gota cheia da frequência da palavra SIM, descendo do alto da sua cabeça e tocando o solo do seu coração, se expandindo em ondas frequenciais para todo o seu corpo. Descendo da cabeça aos pés.

Visualize a gota carregada da palavra SIM!
Ela é a palavra mais simples e tem uma frequência de conexão com a realidade.
Quando algo aconteceu, a palavra é sim!

Enquanto a gota desce, você repete internamente: — Sim!
Você pode ver essa gota luminosa, tocar o solo do seu coração e irradiar essa luz por todo o corpo, várias vezes, enquanto fica bem quieto(a).

Se vier choro, dor, acolha esta dor e esse choro, dizendo: — Sim!
— Sim, mesmo que doa, sim!
— Mesmo que me entristeça, sim!
Deixe essa frequência do sim levar tudo que está agitado para se enraizar na terra. Como um banho de frequências de realidade, de luz, de amor.
— Sim! Vejo, agradeço, e me despeço.
E muitas gotas de Luz da frequência do Sim, da frequência da realidade.

Boa prática!

Assista a aula da Helena Gomes sobre a Travessia para 2021, em que ela realiza dois exercícios para ajudar você no seu desenvolvimento pessoal: https://youtu.be/rx-7REiRsQs