Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Conhecimento que salva vidas

Técnico de enfermagem da Ecco Salva se diversifica e concilia a carreira como radialista escritor e apresentador de TV, mas sempre falando de saúde

Uma pessoa bem-informada é mais consciente e saudável. Por acreditar nesta máxima, há cinco anos o técnico em enfermagem Paulo Viana começou sua trajetória como escritor. “Ao longo desses anos atendendo nos mais diversos lugares, inclusive em vias públicas, percebi a necessidade de informar o público leigo sobre primeiros socorros. Muitas vezes, por não ter um conhecimento básico sobre o tema, a situação acaba piorando”, conta.

Assim, Paulo foi organizador de seu primeiro livro, lançado em 2017: Manual de primeiros socorros para cuidadores de idosos. Nesta época, Paulo já possuía cinco anos de atuação como técnico de enfermagem na Ecco Salva. “Era recém-formado quando cheguei na empresa. Ainda sem experiência, mas com a vontade de aprender, descobri minha paixão e fascínio por primeiros socorros e o trabalho em ambulância”, explica o técnico feliz pela oportunidade do primeiro emprego. De lá pra cá, já se passaram 10 anos, completados no último dia 6 de fevereiro.

Após o sucesso do primeiro livro, em 2018, Paulo organizou Primeiros socorros para portadores da doença de Alzheimer. No ano passado, na 67ª Feira de Livro do Porto Alegre, foi lançado o terceiro livro organizado por ele, com o título Primeiros socorros para pacientes com a doença de Parkinson.

Segundo Paulo, o público leigo bem-informado facilita muito o trabalho das equipes quando chegam para atender. “Eu já presenciei muitos procedimentos errados, foi quando percebi a necessidade de orientar essa temática e ajudar a população. Quando a pessoa sabe minimamente o que está acontecendo, faz toda a diferença na hora dos primeiros socorros”, esclarece o técnico orgulhoso por já ter publicado três livros na área.

A visibilidade do trabalho realizado pelo técnico abriu novas portas. Hoje, Paulo é radialista, técnico de enfermagem, especialista técnico em Urgência e Emergência e em Enfermagem do Trabalho. Também é apresentador do Conversa com Especialista na RDC TV, em Porto Alegre. “Tudo isso só foi possível graças a oportunidade que recebi da Ecco Salva no início da minha carreira”, finaliza.