Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Dicas de segurança on-line para os idosos

Proteger senhas é o primeiro passo para a segurança digital

É cada vez maior no Brasil o público de idosos que navega na internet. Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e pelo SPC, o percentual de pessoas acima de 60 anos que acessa a rede mundial subiu 42% entre 2018 e 2021 no país.

Com essa expansão, aumenta a importância da segurança cibernética desses usuários. Especialmente pela falta de familiaridade com ameaças e proteções, os idosos são vítimas preferenciais de golpes de phishing e outros ataques por meio eletrônico.

Segundo a pesquisa, os aplicativos que os idosos mais usam são as redes sociais (72%), transporte (47%) e bancos (45%), além de fazerem compras on-line. Mesmo que eles usem dispositivos altamente seguros e tenham um software antivírus instalado, uma senha ruim pode ser a ruína.

Diante desta e outras situações possíveis de acontecer, iniciamos hoje uma série com dicas para ajudar os idosos a configurar seus dispositivos e ampliar sua segurança.

Senhas fortes

Antes de qualquer coisa, lembrar de bloquear os dispositivos e contas. Assim como bloqueios diferentes, algumas senhas são mais eficazes que outras. Se os dispositivos forem perdidos ou roubados, senhas fortes garantirão que eles não possam ser acessados.

Os gerenciadores de senhas simplificam o que os idosos devem memorizar; em vez de várias senhas diferentes, eles só precisam de uma senha segura para fazer logon, e o sistema gera senhas seguras para todo o resto. Os gerenciadores de senhas podem ser usados ​​em vários dispositivos e as senhas também podem ser compartilhadas com outras pessoas de maneira segura.

Proteger as senhas

Não deixar senhas escritas espalhadas pelo computador ou celular. Embora muitos queiram anotar suas senhas para ajudar a memória, isso também pode ajudar um invasor a fazer login. Se for inevitável anotar senhas, guarde em um local seguro de que eles possam lembrar, e que apenas você e eles conheçam.

Fonte: R7
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels