Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Dicas para uma velhice saudável e feliz

É possível ter qualidade de vida na velhice. Seja para você ou seus pais, fique atento às dicas

Se no dia a dia você tomar medidas para manter um corpo e mente saudáveis, verá cada ano que passa como uma oportunidade para comemorar e compartilhar.

Com o passar do tempo, o corpo e a mente são transformados e exigem que você tome muito cuidado para tudo funcionar corretamente. A maturidade que a idade traz também significa estar atento às ações e hábitos que você deve eliminar ou incluir à sua rotina.

Estas ações simples podem garantir que uma pessoa envelheça saudável e feliz.

Faça atividade física regular

É um hábito que deve ser adotado desde os primeiros anos de vida. Isso não significa passar muito tempo em uma academia ou praticar esportes de impacto; basta caminhar 30 minutos ou uma hora por dia ou praticar qualquer atividade que mantenha o corpo em movimento.

Aprenda algo todos os dias

Tecnologia, arte , cozinha… não importa o assunto. Fique por dentro das novidades ou interaja com pessoas que tenham algo a lhe ensinar. O importante é manter-se em contato com o mundo para que os anos signifiquem experiência e conhecimento.

Mantenha uma dieta balanceada e preste atenção ao seu peso

Doenças cardíacas, obesidade, diabetes, osteoporose, entre outras, podem ser prevenidas e controladas com uma alimentação saudável. Uma dieta sem gordura e com muitas frutas e vegetais em quantidades adequadas irá ajudar você a manter-se saudável. Adicione a isso os exames médicos que manterão seu peso. Observando a relação entre sua altura e estrutura corporal saberá qual é a constituição ideal para reduzir o risco de lesões nos ossos, músculos e articulações.

Faça exames médicos sempre que for necessário

Conforme a pessoa envelhece, o corpo começa a funcionar de maneira diferente. A visão, a audição, os ossos e até os dentes requerem atenção especial. Se desde cedo começar a verificar se está tudo bem, a deterioração natural que vem com a idade terá menos impactos negativos.

Gerenciar o seu estresse

Um dos fatores que mais aceleram o envelhecimento é o estresse. É importante que você encontre e execute ações que o ajudem a dissipá-lo e relaxar. Lembre-se de que você sempre deve encontrar tempo para tudo que te faz feliz.

Abandone os maus hábitos

Para melhorar sua saúde e combater o envelhecimento precoce, fumar e o excesso de álcool deveriam estar fora de sua vida. O tabaco pode causar câncer, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares, arteriosclerose e outras doenças que podem diminuir sua qualidade de vida. Enquanto que o álcool pode afetar o bom funcionamento de vários órgãos. Se você quer viver com qualidade, comece a abandonar hábitos prejudiciais.

Concluindo, a velhice pode ser uma época interessante e feliz se você se concentrar no seu bem-estar e adotar os hábitos corretos. Que os anos de experiência lhe sirvam não só para contar histórias, mas também para construir uma vida saudável.

Tem alguma dúvida sobre um sintoma ou medicamento? Ao invés de ficar procurando informação pela internet, ligue para nossa Central de Comunicação. Nosso médico de plantão irá eslcarecer todos os seus questionamentos.

FONTE: Sura • Colômbia