Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Ensino a distância: continue estudando, mesmo em quarentena

Crianças, jovens e adultos podem aprender a distância, independentemente do isolamento. A tecnologia torna isso possível. Confira as recomendações.

Atualmente, o uso de plataformas digitais permite a conexão imediata com qualquer centro de conhecimento do mundo. Os avanços dessa modalidade facilitam que, em tempos de quarentena pelo covid-19, as atividades acadêmicas, artísticas e recreativas da família não sejam interrompidas.

É provável que você ou as crianças achem a mudança um pouco difícil. No entanto, existem técnicas que se adaptam a pessoas de qualquer idade com as quais é possível concentrar-se em casa e dedicar o espaço e a intensidade necessários para realizar com rigor, virtualmente, cada exercício ou compromisso.

Faça pausas no meio do estudo

Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro: consiste em dedicar-se a uma atividade de aprendizagem por 25 minutos e depois descansar por cinco (de preferência alongar o corpo e exercitar os olhos). Cada ciclo de 25 minutos por cinco minutos de descanso é denominado pomodoro. A ideia é que você repita o exercício até completar quatro pomodoros.

Depois do quarto você pode se dar uma recompensa: um descanso mais longo que dura de 20 a 30 minutos e, estes, são ideais para um cochilo, assistir a um capítulo de uma série, ler, caminhar pela casa ou conversar com alguém. Então, você inicia outro ciclo de quatro pomodoros e assim por diante até terminar suas tarefas do dia.

Para que essa técnica tenha sucesso, é necessário eliminar as distrações: televisão, rádio, redes sociais e, principalmente, o telefone celular. Se precisar que ele ative um alarme a cada 25 minutos de estudo, leve-o para outro lugar da casa onde você só o verá quando desligar o alarme e definir um novo.

Como conseguir o foco em casa?

Seja com a técnica Pomodoro ou a forma que funcionar melhor para você, fazer aulas em casa não é totalmente fácil. Compartilhamos as seguintes recomendações para você se adaptar ao ritmo on-line enquanto cuida de sua saúde e de sua família:

– Tome banho e prepare-se todas as manhãs como se fosse sair. Não é recomendável que você estude de pijama;

– Antes de se conectar com seu grupo e seu professor, escolha um local onde fique atento e ouça sem interferências;

– Lembre-se de deixar as distrações de lado.

– Revise suas tarefas pendentes para organizar seu tempo com base nelas.

– Tente manter a comunicação com os seus colegas (bom para os intervalos): pergunte-lhes como estão as suas obrigações e como estão na situação atual.

– Ao meio-dia ou no final da tarde, encontre-os virtualmente para um café e um bate-papo, como se estivessem por perto.

Teleaprendizado para crianças

O anterior também se aplica aos mais novos, quer para se ligarem à plataforma educacional atribuída pela instituição para receber as aulas, quer para reforçar a sua aprendizagem escolar, artística ou recreativa. No entanto, alguns podem confundir ficar em casa com férias. Nesse caso, recomenda-se:

– Fale com eles sobre a emergência de saúde: faça-o com sabedoria e evite criar pânico. Explique por que estão em casa e como, juntos, devem cuidar de si mesmos;

– Ajude-os a organizar a agenda escolar como se estivessem nas salas de aula: recomenda-se que mantenham o mesmo ritmo com as disciplinas correspondentes a cada dia e os espaços de descanso (uma ideia poderia ser um mural com a programação de segunda a sexta; o fim de semana é para descansar!);

– Acompanhar permanentemente: pergunte como estão aulas on-line, o que eles precisam, o que pode ajudá-los e como eles se sentem sobre a situação atual.

– Sugira um encontro com os colegas: é importante que mantenham esse contato porque a mudança é grande. Eles poderiam, por exemplo, “saírem juntos para o recreio” por meio de uma vídeo-chamada.

Aproveite para se especializar sem sair de casa

A quarentena mexe com a agenda de todo mundo e muta gente está aproveitando as brechas nos seus horários para se qualificarem mais. Há diversas opções de cursos on-line de instituições renomadas gratuitos e com certificado. Confira:

1. Casa do Saber
2. Digital Innovation One
3. Escola Virtual – Fundação Bradesco
4. ESPM
5. FABER-CASTELL
6. FGV
7. NUBE
8. SENAC
9. SEBRAE
10. SENAI
11. UNINASSAU