Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Esclarecimento sobre atendimento em Curitiba

Ecco Salva esclarece procedimentos realizados em atendimento realizado em área protegida

Em primeiro lugar, a Ecco Salva lamenta profundamente o ocorrido com o Sr. Darci Wutke e se solidariza com seus familiares no desejo pelo restabelecimento pleno e o mais rápido possível de seu estado de saúde.

No último dia 24 de agosto, recebemos o chamado para um atendimento na Academia Hype, para a qual a Ecco Salva presta serviço de cobertura médica no formato área protegida. O solicitante relatou que o Sr. Darci apresentava tremores, mas sem febre ou confusão mental. O médico regulador – utilizando as informações que foram passadas e respostas a seus questionamentos – identificou que no momento se tratava de uma situação de baixa complexidade e, por isso, iniciou o acompanhamento do caso e direcionamento da estrutura conforme protocolo, uma vez que diversas Emergências tinham prioridade em relação a este caso.

Dentro do prazo informado para casos não emergenciais, a equipe da Ecco Salva chegou ao local. Realizamos os primeiros procedimentos, verificou-se não haver comorbidades graves no paciente, que lúcido e pleno de suas faculdades relatou ser fumante e ter histórico hipertensivo.

Por orientação médica, foi realizado um eletrocardiograma e aplicado medicamento para controle da pressão arterial, que se estabilizou no curso do atendimento. Visando prevenir possíveis complicações, o médico da Ecco Salva determinou o encaminhamento do Sr. Darci para uma unidade de saúde para novas avaliações.

Dessa maneira, a Ecco Salva acionou a central de regulação do Samu, que fez uma nova avaliação do quadro clínico e definiu pelo encaminhamento do paciente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O fato da central de regulação do SAMU ter corroborado com o diagnóstico da Ecco Salva e ter encaminhado o caso para uma UPA (ao invés de uma internação hospitalar) mostra o quanto o protocolo correto foi seguido pela Ecco Salva em cada passo.

Conforme orientado pela central de regulação do SAMU, a ambulância da Ecco Salva chegou UPA Boa Vista que devido à grande demanda, não tinha condições de receber o Sr. Darci. Então foi direcionado para a UPA de Campo Comprido, onde deu entrada encaminhado pela equipe da Ecco Salva aos médicos da unidade com seu quadro clínico estabilizado.

Ressaltamos que, da ligação de solicitação para a Central de Comunicação da Ecco Salva até a entrada na UPA de Campo Comprido, em nenhum momento o quadro clínico e os exames apontaram indícios de acidente vascular cerebral (AVC) no Sr. Darci.

A Ecco Salva possui mais de 28 anos de experiência, já tendo realizado mais de três milhões de atendimentos. Por isso entendemos que possam haver intercorrências que podem mudar de uma hora para outra uma situação clínica. Mas confiamos nos médicos e profissionais de saúde de nossa empresa, bem como das UPAs, do SAMU e demais operadores da saúde de Curitiba.

Estamos na torcida pela plena recuperação do Sr. Darci, e nos colocamos à disposição da família e demais interessados em esclarecimentos.

Ecco Salva