Em um ano atípico como 2020, o estresse pode ser um inimigo muito forte. Proteja-se
Este ano de 2020 se tornou uma verdadeira ‘prova de fogo’ para todos nós. Se não bastasse a pandemia do novo coronavírus, que mudou nossa rotina radicalmente, estamos em ano de eleição, período de costuma deixar muitos debates acalorados entre amigos e familiares.
Todo este cenário mexe conosco tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, nos deixando suscetíveis ao estresse diariamente. Muitas vezes, a correria da vida moderna e os problemas que precisamos lidar no dia a dia faz você deixar de lado o cuidado consigo mesmo, ficando cada vez mais estressado.
Segundo o Ministério da Saúde, o estresse é um dos causadores dos mais de 300 mil infartos que ocorrem o Brasil todo ano. Por isso, é fundamental adotar uma atitude que combata este mal da vida moderna.
Penando nisso, listamos seis hábitos que ajudam na missão de combater o estresse:
– Está numa situação estressora? Saia dela
Sentir raiva é normal, mas a frequência desta emoção pode ser um sintoma negativo e gerar desgaste emocional intenso.
Evite que ela atinja picos e que o coloquem em níveis elevados de estresse. Então, mude o cenário quando isso acontecer e, assim, não potencializar e alimentar o sofrimento causado por determinada situação indesejável.
– Faça exercícios de respiração
Reserve alguns minutos para ficar em silêncio. Nesta hora, feche os olhos, sente-se em uma posição confortável, longe de qualquer barulho, e concentre-se apenas na sua respiração. Inspirar profundamente contando até cinco e expirar, ou realizar uma respiração diafragmática antes de retomar as tarefas diárias pode ser uma solução e promover o relaxamento e alívio do estresse.
– Cria situações prazerosas
Diante de uma rotina exaustiva, uma boa dica para aliviar o estresse é fazer algo que desperte sensações de prazer e relaxamento. Além disso, tenha bons hábitos alimentares e boa qualidade de sono.
– Avalie: o que eu preciso fazer agora?
Observe suas atividades e responsabilidades diárias e pense: tudo precisa ser resolvido agora? Procure estabelecer prioridades na realização das tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais, avaliando o que é necessário e o que é desejável.
– Peça ajuda
O hábito de pedir ajuda reduz a pressão, amplia o olhar sobre determinada situação, auxilia na promoção de soluções mais assertivas e minimiza o sofrimento. Traz sensações de conforto e aumenta o bem-estar.
A rede de apoio de uma pessoa é fator importante para o enfrentamento dos problemas (doenças, mortes, separações, acidentes, entre outras). E nunca descarte buscar ajuda profissional.
– Pratique atividades físicas e ou artísticas
O nosso cérebro é estimulado em áreas diferentes quando estamos praticando esportes, caminhadas (curtas ou longas) e realizando atividades artísticas.
Ao movimentar o corpo, reduzimos os hormônios causadores do estresse, como o cortisol, e liberamos endorfina. Dessa forma, promovemos melhora do humor e da qualidade do sono.
Por isso, procure praticar esportes ou realizar alguma atividade que gere prazer e bem-estar para criar um hábito saudável que ajude a reduzir sintomas de estresse, irritabilidade, cansaço e ansiedade.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Fonte: Portal R7