Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Janeiro Roxo: a hanseníase merece sua atenção

Cuidado especializado pode evitar até amputações

Além de ser o ponto-alto do verão e renovar as esperanças por um novo ano, desde 2016 o mês de janeiro foi oficializado pelo Ministério da Saúde como Janeiro Roxo, com o objetivo de estimular campanhas educativas para a prevenção da Hanseníase. Apesar de ser pouco falado nos dias de hoje, é uma questão de saúde pública e que demanda de cuidados específicos para manter o bom andamento no tratamento dos pacientes acometidos pela doença.

Entre 2015 a 2019, foram diagnosticados 137.385 novos casos da doença no Brasil. Os principais sinais e sintomas estão relacionados à perda de sensibilidade local, com diminuição de força muscular, manchas, dormência e formigamento da pele, que podem sugerir a investigação para confirmação de diagnóstico.

Cleide Straub, enfermeira da Ecco Salva Emergências Médicas, a Hanseníase tem cura, especialmente se diagnosticada precocemente, com o tratamento sendo realizado com antibiótico oral por 6 meses a 1 ano, de forma rigorosa, permitindo que o indivíduo alcance a sua reabilitação total. “Entre as complicações, destaca-se a Úlcera Plantar, que é uma lesão neurotrofica, resultante de traumas decorrentes do contato com objetos cortantes ou pontiagudos que, por falta de sensibilidade no local, o indivíduo não percebe, evoluindo para o quadro mais crítico e acometendo diversas áreas do pé com gravidade e profundidade distintas”, esclarece.

Segundo Cleide, se tais lesões não são cuidadas adequadamente podem levar o paciente à amputação de dígitos ou plantar. Ela esclarece que este tipo de ferimento é muito delicado e merece atenção. “Para lidar com este tipo de ferida há enfermeiros estomaterapeutas, que atuam na avaliação e tratamento de lesões de pele das mais diversas origens. Nestes casos são utilizados curativos especiais, que favorecem a cicatrização da lesão, evitando a amputação sempre que possível e contribuindo com o tratamento medicamentoso para a Hanseníase prescrita pelo médico especialista”, conta a enfermeira.

Por meio do programa Saúde em Casa, a Ecco Salva desenvolveu o pacote de atendimento especializado Curativos Especiais, em que atuam profissionais dedicados a situações de feriadas como esta ocorrida em casos de hanseníase.

Neste pacote de serviços o paciente conta com uma equipe de enfermagem especializada que vai até a sua casa realizar os procedimentos com total confiança e qualidade.

Clique aqui e saiba mais sobre os serviços do Saúde em Casa.