Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Neste fim de ano, presenteie-se com qualidade de vida

Unir a alegria de prazeres saudáveis e zelo consigo e com os outros são os ingredientes para um fim de ano de sucesso

Que tal fazer das festas do final de ano o ponto de partida para hábitos que promovam a sua qualidade de vida e de quem o cerca? O diretor médico da Ecco Salva, Juradilson de Santis, dá algumas dicas importantes para esta receita.

Alimentação colorida e cheia de vida

Ceias e almoços festivos não precisam ser um mar de gorduras e açúcares. Agregar ingredientes em misturas novas com frutas secas ou frescas, verduras e legumes, com molhos à base de frutas cítricas, por exemplo, pode dar um charme sem renunciar à saúde.

Juradilson explica que a gordura é um importante fornecedor de energia para o organismo, participa na absorção de várias vitaminas e na cadeia de produção de hormônios. A principal questão é o tipo de gordura e a quantidade. Precisamos consumir, de maneira controlada, as gorduras saturadas e insaturadas. No entanto, não devemos ingerir as gorduras trans (presentes em diversos produtos industrializados).

“O excesso de gorduras causa muitos males, principalmente pelo seu acúmulo e formação de placas no interior das artérias (a chamada aterosclerose), que são as principais causadoras do infarto agudo do miocárdio (IAM) e do acidente vascular cerebral (AVC) e ainda podem causar transtornos ao rim, ao sistema digestório e obesidade”, esclarece.

O médico lembra que a regra do consumo moderado também vale para os açúcares, que quanto menos refinado melhor. A alimentação rica em açúcar leva a distúrbios graves no corpo, principalmente à Diabetes e contribui para a obesidade, o IAM e o AVC.

Um fôlego para a imunidade

Que tal testar novas receitas com alimentos que favoreçam a imunidade? É possível acrescentar gengibre, mel e frutas secas em pequenas quantidades a biscoitos e bolos, fazer sucos com frutas cítricas (para quem não tem problemas estomacais) e dar um colorido diferente à mesa com as folhas verdes como espinafre e couve. O organismo agradece!

E para a ceia trazer só alegria, Dr. Juradilson reforça: “a principal maneira de evitar a intoxicação alimentar é fugir do excesso. A lavagem dos alimentos e sua adequada conservação é importante, mas a grande maioria de intoxicação alimentar vem de alimentos estragados e do exagero”. Por isso, é importante planejar bem as quantidades necessárias de alimentos.

Muito afeto, mesmo sem estar perto

Aproveite a ocasião para entrar em contato com quem ama e com os amigos de longa data. Isto pode ser feito a qualquer tempo, não somente nas datas festivas. Seja pelo telefone, pelas redes sociais ou mesmo por cartas e cartões. Também é um bom momento para pensar naqueles que precisam de uma palavra de acolhimento e distribuir mensagens positivas. Por mais difíceis que as coisas estejam, um olhar de aprendizado e gratidão faz toda a diferença para aumentar a energia de seguir adiante. A troca de carinho é um verdadeiro tônico para todos os envolvidos.

Mas, se não estiver se sentido bem, não tenha vergonha, busque o socorro médico! A equipe da Ecco Salva está apta a identificar os sintomas de emergências e conduzir para o tratamento mais adequado.

Saúde em dia e mão amiga

Ainda dá tempo de colocar em dia os exames e as visitas de rotina ao médico de confiança e buscar um serviço de saúde que possa amparar você e quem você ama nos momentos de necessidade.

E você pode contar com a Ecco Salva, que está sempre postos o atendimento médico, 24h por dia, os 365 dias do ano. Afinal, nada melhor do que a certeza da mão amiga especializada para o socorrer quando preciso.