Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Novembro Azul promove conscientização para a saúde dos homens

Ecco Salva preparou material explicativo e fará ação interna com seus colaboradores

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas dos cânceres de pele não melanoma. Em 2017, 15.391 homens no Brasil morreram pelo câncer de próstata e em 2018 68.220 novos casos foram diagnosticados. Números como esses justificam que todo ano seja lembrado aos homens a importância de prevenirem-se contra o câncer de próstata. Para chamar a atenção dos homens e esclarecer as dúvidas mais recorrentes, a Ecco Salva preparou este conteúdo especial:

O que é a próstata

A próstata é um órgão pequeno, de aproximadamente 20-30g, em formato de maçã, que se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função é produzir parte do sêmen, liberado durante o ato sexual.

Os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento deste tipo de câncer são, basicamente: idade (homens a partir dos 50 anos possuem maior chance de desenvolver o câncer), etnia (negros tem uma incidência maior), obesidade e o histórico familiar de câncer de próstata ou mama.

Sintomas

O câncer de próstata inicial não apresenta sintomas e não devemos esperar eles surgirem para rastrear a doença. Os sintomas gerados são muito parecidos com os relacionados ao crescimento benigno da próstata, porém, eles geralmente ocorrem em estágios tardios da doença. Dentre os sintomas observados, estão dificuldade para urinar, jato fraco e aumento do número de idas ao banheiro.

Exames

A investigação e o rastreio para o câncer de próstata são feitos através da coleta do exame de sangue (PSA) e o toque retal. Ambos são complementares, um não exclui o outro. A presença de alteração em algum deles não faz o diagnóstico definitivo, sendo a biópsia da próstata o exame confirmatório.

Quando começar a fazer o exames é uma decisão compartilhada entre o paciente e seu médico, mas as orientações dadas pela Sociedade Brasileira de Urologia são: iniciar o rastreio aos 45 anos para os pacientes com fatores de risco (obesos, negros e pacientes com histórico familiar de câncer de próstata ou mama); os demais, podem iniciar aos 50 anos.

Tratamento

O tratamento vai depender de múltiplos fatores, como agressividade da doença, presença de doença espalhada para outros órgãos e, mesmo, das condições clínicas do paciente. Dentre as possibilidades estão cirurgia, radioterapia, bloqueadores hormonais, quimioterapias ou, mesmo, vigilância ativa (modalidade de tratamento reservada a pacientes com doença de baixa agressividade, que permite acompanhar o paciente de perto e definir um tratamento definitivo no momento mais oportuno).

O prognóstico vai depender muito do momento em que a doença for diagnosticada. Em fase inicial, pode ter um índice de cura que ultrapassam 90%, por isso, a importância do rastreio adequado.

Semana Azul Ecco Salva

Nos dias 12 e 13 de novembro ocorre a campanha interna Semana Azul Ecco Salva, quando os colaboradores da empresa terão uma programação especial, com palestras sobre a prevenção contra o câncer de próstata, entrega de material educativo e consultas médicas para realização de exames dentro da empresa.