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O que é netiqueta e por que é importante?

Como nas interações físicas, nosso comportamento na Internet é definido por regras de etiqueta. Aprenda boas práticas

Assim como existem regras de conduta na vida cotidiana e presencial, também existem regras no ambiente digital. Você já ouviu falar em netiqueta? É o conjunto de regras que busca regular o comportamento dos usuários na Internet para manter uma convivência virtual saudável.

As regras da netiqueta servem para cuidar da comunicação na web porque, por não possuir elementos como entonação e expressão corporal (comum nas interações físicas), você deve ter mais cuidado com a mensagem que deseja transmitir.

Esses padrões foram promovidos pelos próprios usuários da Internet não apenas para melhorar os relacionamentos virtuais, mas para combater problemas como fraude digital, spam (lixo eletrônico) e notícias falsas.

Algumas das diretrizes mais conhecidas são as dez regras básicas que, em 1994, Virginia Shea publicou em seu livro Netiquette:

– Nunca se esqueça que a pessoa que está lendo a mensagem é outro ser humano com sentimentos que podem ser feridos.
– Siga os mesmos padrões de comportamento online que segue na vida real.
– Escrever tudo em maiúsculas é considerado gritar e também torna a leitura difícil.
– Respeite o tempo e a largura de banda das outras pessoas.
– Mostre o seu lado bom enquanto fica online.
– Compartilhe seu conhecimento com a comunidade.
– Ajuda a manter as discussões em um ambiente saudável e educacional.
– Respeite a privacidade de terceiros.
– Não abuse do poder ou das vantagens que você possa ter.
– Compreenda os erros dos outros da mesma forma que espera que os outros entendam os seus.

Além das dicas desse livro, há outras bem interessantes para serem seguidas:

– Antes de enviar uma mensagem, sempre revise o que está escrito. Lembre-se de um sinal ou vírgula mal colocados podem mudar o sentido da comunicação;
– Sempre agradeça, despeça-se e assine seus e-mails, procurando deixar as “portas abertas” para futuros contatos;
– Se tem um assunto urgente ou delicado para tratar, prefira fazer uma chamada telefônica, uma videochamada ou um encontro presencial;
– Em chats ou grupos de comunicação instantânea utilize emojis apenas quando for agradável e conveniente para os outros;
– Seja sempre o mais claro e conciso possível nas suas palavras;
– Esteja sempre atento à segurança da informação, cuidando dos dados que compartilha em e-mails, redes sociais, sites e fóruns.

Fonte Sura Colômbia
Foto de Andrea Piacquadio no  Pexels