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O que fazer para que o isolamento não afete sua mente?

Aprenda a manter uma mente saudável e como gerenciar suas emoções

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Por esse motivo, é necessário um alinhamento
essencial para que haja integralidade. Ou seja, a saúde física deve estar conectada à saúde mental.

A saúde mental é uma condição humana com a qual você desenvolve habilidades para lidar com o estresse normal da vida cotidiana, trabalhar produtivamente e contribuir com a comunidade.

Hoje, mais do que nunca, em meio às dificuldades que você está enfrentando por meio do distanciamento social e da emergência de saúde, é importante que se preocupe em cuidar de sua
mente para aproveitar a vida, apesar dos desafios que enfrenta. E uma mente saudável leva você ao autoconhecimento e, assim, obter autoestima e autoeficácia (que é a convicção de uma pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa específica), o que permite que você esteja em harmonia consigo mesmo e com outras pessoas.

Como cuidar da sua saúde mental?

As pessoas emocionalmente saudáveis ​​estão no controle de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Uma vez que se sintam bem consigo mesmas e constroem bons relacionamentos,
são capazes de se recuperar de contratempos. Segundo a OMS, isso não significa ser feliz o tempo todo, mas estar ciente das emoções positivas e negativas para lidar com elas. Neste estado, as
pessoas sentem estresse, raiva e tristeza, mas podem distinguir se o problema excede sua capacidade e também reconhecem quando buscar ajuda.

Cuidar de sua saúde implica recorrer a práticas de autocuidado, como higiene do sono (dormir entre sete e meia e oito horas), atividade física, alimentação saudável e consciente (apreciar o que você come) e regulação emocional.

É importante não apenas que você reconheça o que suas emoções transmitem e ensinem a você, mas também que desenvolva habilidades individuais, como aprender a resolver um problema, ter
conversas com outras pessoas e falar sobre o que acontece com você.

Para alcançar este propósito é importante que você expresse seus sentimentos. Uma das maneiras mais indicadas é por meio da arte (pintura, música, escrita, entre outras expressões). Depois,
dedique um tempo para refletir sobre eles em momentos de respiração, oração ou meditação.

Trabalho remoto: importante manter sua saúde mental

O home office, nome mais utilizado para descrever o trabalho remoto, foi o formato encontrado por grande dos profissionais para seguirem com seus trabalhos durante a pandemia de covid-19. Este modelo de trabalho nos desafia a estabelecer diretrizes organizacionais, profissionais e pessoais para garantir eficiência, equilíbrio entre vida profissional e saúde.

Agora que algumas cidades começam a retomar suas atividades, diversas empresas pensam em manter este formato de relação profissional que, a depender da função desempenhada, pode ser
mais produtiva tanto para empresa quanto para o profissional.

Algumas recomendações para o trabalho remoto:

O trabalho remoto é uma oportunidade para os líderes consolidarem seu papel dentro de suas equipes: não se trata de estabelecer uma série de interações, mas de ter conversas de qualidade (mesmo que poucas, o importante é que elas fortaleçam a confiança, autonomia e realização de realizações). Você também precisa abordar o estado emocional das pessoas e como elas se sentiram.

A casa ainda é o lugar para descansar e os líderes devem promover o planejamento e a reconciliação desses momentos: definir horários e agenda e que todos os cumpram.

As pessoas agora compartilham espaços permanentemente com seu grupo familiar; por esse motivo, as empresas podem assumir como naturais as interrupções que ocorrem durante o dia de trabalho devido ao manuseio de crianças, animais de estimação, idosos ou pessoas com incapacidade.

Os cuidados com o covid-19 envolvem tarefas domésticas e, por sua vez, aumentam o fardo diário das obrigações. Entre as facilidades que as empresas têm a oferecer está a flexibilidade de algumas vezes. Por exemplo: estenda o horário do almoço, reduza reuniões desnecessárias e garanta o desenvolvimento do trabalho por objetivos.

Fonte: Sura – Colombia