Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Outubro Rosa. Você não está sozinha nessa luta.

Doença é a mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a 29% dos casos de câncer no país

Doença é a mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a 29% dos casos de câncer no país

Já virou tradição. Com a chegada do mês de outubro, a cor rosa logo vem à mente. A tradição de reforçar o combate ao câncer de mama começou nos anos 90, nos EUA, mas já conquistou todo o mundo. Apesar da grande repercussão, nunca é demais relembrar da importância da prevenção a esta doença, por isso a Ecco Salva preparou este material especial.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros
crescem mais lentamente, dependendo das características próprias de cada tumor.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama, tais como:
– Envelhecimento
– Excesso de peso
– Sedentarismo
– Histórico familiar de câncer de mama
– Histórico familiar de câncer de ovário
– Consumo de álcool
– Exposição à radiação ionizante

Fique atenta às sete dicas para prevenir o câncer de mama:

1 – Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes.

2 – Alimentação saudável protege
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, incluir alimentos regionais e proporcionar prazer e saúde.

3 – Mantenha o peso corporal adequado
Além de manter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado estão entre as principais formas de evitar o câncer. Por isso, controle o peso por meio de uma boa alimentação e realize exercícios físicos.

4 – Pratique atividades físicas
Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou buscar esportes como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Enfim, encontre uma modalidade que você goste e aproveite o momento, sozinho ou acompanhado, o importante é encaixar a atividade física na sua rotina.

5- Amamente
A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme a dica sobre alimentação saudável e proteção contra o câncer.

6 – Faça exames preventivos
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame, seguir as orientações médicas e, se for o caso, o tratamento indicado.

7 – Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Em qualquer quantidade, seu consumo contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Siga essas dicas e em caso de qualquer suspeita, procure seu médico(a) ou vá ao posto de saúde mais próximo e passe por uma avaliação.