Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Por que a relação entre ordem e saúde mental é eficaz?

A organização é uma questão cotidiana para qualquer ser humano, que pode influenciar nossa saúde mental

Ordem não é um verbo estranho na vida do ser humano. Cultive bons hábitos de organização – ter tudo em seu lugar é uma prioridade para os pais na educação de seus filhos.

A organização acaba sendo uma qualidade ideal com vários benefícios que impactam significativamente todas as áreas no desenvolvimento de um indivíduo. Sua influência na saúde mental é maior do que imaginamos.

O que está dentro está fora

A realidade interna pode se refletir no ambiente de um sujeito: seu local de trabalho, sua casa e até a forma como ele trata seus pertences pessoais, falam muito sobre o que ele pensa e sente.

A organização não é apenas uma qualidade, mas uma estratégia eficaz para fortalecer a saúde mental. Neste contexto, desenvolver rotinas simples e flexíveis para levar uma vida mais organizada pode contribuir em momentos de estresse e até evitá-los; também favorece os processos de atenção, neutraliza episódios de ansiedade ou irritabilidade e estimula o pensamento criativo.

Psicólogos explicam que quando há desordem em um espaço, a pessoa está submetida a muitos estímulos ao mesmo tempo, que perturbam sua mente, sua capacidade de concentração, produtividade ou eficácia em suas tarefas. Estabelecer a ordem pode permitir uma mente muito mais clara, objetiva e focada na tarefa.

Um estudo da Universidade DePaul, em Chicago (EUA), também demonstrou a relação entre o acúmulo de objetos e a tendência de procrastinar. O professor de psicologia Joseph Ferrari e uma equipe de pesquisadores entrevistaram três grupos de adultos para avaliar essa questão. Entre outras coisas, eles afirmam que o acúmulo de objetos pode aumentar os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, e afetar o bem-estar emocional devido ao apego excessivo a certos pertences.

Uma tendência global

Tanto a acumulação extrema como os múltiplos métodos de organização têm sido, há vários anos, são tratados em programas de televisão, livros, conferências e tantas outras ferramentas que promovem a ordem como fórmula eficaz para uma vida equilibrada e feliz .

Entre os que defendem essa ideia está a japonesa Marie Kondo, conhecida como a guru da ordem, que desenvolveu o Kondomari, método mundialmente famoso descrito em seu livro A magia da ordem.

Além de uma série de estratégias úteis para organizar e descartar objetos, seu sistema se baseia na ideia de que quanto maior a ordem e a simplicidade, maior a clareza em todos os aspectos da vida. Não é de surpreender que uma de suas nove dicas esteja diretamente ligada ao emocional: guarda apenas o que nos desperta alegria.

Flexibilidade versus rigidez

Embora os benefícios terapêuticos da ordem tenham sido demonstrados, cada pessoa é livre para estabelecer sua ideia de ordem de acordo com sua própria realidade e interesses.

O mais importante é buscar sempre o equilíbrio e evitar regras rígidas que podem gerar estresse e frustração.