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Proteja-se na quarentena

Cuide de seus pensamentos, emoções e hábitos para encontrar seu equilíbrio

Em um período de crise como a que vivemos hoje, em que toda a população é impactada em sua rotina, é natural que ocorra um excesso de estresse. Este momento deve ser gerenciado para
impedir que nas pessoas entrem em uma crise pessoal. É fundamental procurar proteger a saúde física, mental, emocional, espiritual e social para podermos cuidar de nós mesmos e de quem está
ao nosso lado.

Diante de uma crise, as pessoas tendem a perder seu equilíbrio interno e, por isso, perdem a capacidade de dar uma resposta efetiva aos problemas e de lidar com situações complexas que
normalmente lidaria bem.

Existe uma série de exercícios ou práticas que ajudar a recuperar seu equilíbrio. Trazemos algumas que você pode implementar e compartilhar com sua família e grupos de trabalho para permanecer em boas condições nos vários aspectos da vida.

TRANQUILIDADE MENTAL

Sempre tenha um propósito para o seu dia e programe-o anotando em um papel a lista de atividades que você fará. Para isto:

  • Decida a tarefa que você fará.
  • Programe-o por 25 minutos (defina um alarme).
  • Apenas trabalhe nisso até o alarme. Quando tocar, marque um X na lista para indicar que você concluiu a tarefa.
  • Descanse por cinco minutos e mude de atividade.
  • Inicie o processo novamente. Quando você chegar a quatro momentos, faça uma pausa de 20 a 25 minutos.
  • Para procurar ser mais calmo e regular os momentos de tensão, recomendamos um exercício respiratório:
  • Inspire profundamente pelo nariz por quatro segundos.
  • Prenda a respiração por sete segundos.
  • Expire o ar pela boca por oito segundos.
  • Repita isso por um minuto, no máximo.
  • Use o relógio no braço oposto ao que você sempre usa. Adicionar essa dificuldade a uma ação que fazemos quase sem pensar fará nosso cérebro trabalhar mais.
  • Escreva e escove os dentes com a mão oposta à que você costuma fazer.

BEM-ESTAR EMOCIONAL

Aqui indicamos a prática da Atenção Plena. Sua prática periódica tem efeito regulador da resposta psicofisiológica, que produz alterações na fisiologia cerebral e ajuda você a ter emoções mais
positivas e a ser mais flexível em condições em que você não seria ou rejeitaria antes.

Para regular o estado emocional durante o dia, você pode fazer isso exercício de atenção plena de dez minutos:

  • Sente-se no chão com as pernas cruzadas e as costas retas.
  • Concentre-se na sua respiração.
  • Feche seus olhos.
  • Faça uma varredura corporal: comece com seu cabeça e termina nas pontas dos pés, descendo lentamente e percebendo como você se sente e como você se sente em todas as partes do corpo.
  • Volte à sua respiração e por um tempo, quando expire, sinta as tensões se soltarem.

CORPO SÃO

Seu sono é a chave para o seu bem-estar físico e emocional. Você deve cuidar da qualidade e da quantidade de tempo que dorme todos os dias. Algumas dicas que ajudam neste sentido:

  • Evite beber bebidas com cafeína seis horas antes de ir para a cama;
  • Não veja redes sociais ou trabalhe uma hora antes de dormir;
  • Use luzes quentes no quarto;
  • Evite assistir televisão duas horas antes de dormir;
  • Ouça música relaxante da natureza uma hora antes de dormir.

Outra coisa importante é desenvolver o hábito de uma alimentação mais saudável. Confira:

  • Manter refeições regulares.
  • Aumentar alimentos de cores fortes, ricos em antioxidantes.
  • Reduza alimentos processados e açúcares.
  • Tente incluir nutrientes ricos em fibras.
  • Assim que se levantar, tome um copo de água.
  • Beba mais água: divida seu peso por sete; o resultado será o número de copos que você precisa.

Pratique uma atividade física por 20 minutos, de preferência com o que mais goste As endorfinas, conhecidos como "hormônios da felicidade", são liberados em nosso sistema quando
fazemos atividade física, produzindo calma, alegria e paixão. Caminhar ou ter uma aula de dança por 30 minutos são atividades que também farão você se sentir ótimo.

FORTALEÇA O ESPÍRITO

Independente de possuir uma religião ou não, cuidar da nossa essência, que transcende nosso corpo, é fundamental em momentos que precisamos ser resilientes. Exercitar a gratidão ajuda muito
neste sentido, por isso recomendamos essas atividades simples pela manhã:

  • Agradeça, por cinco minutos, o que a vida lhe apresenta cada dia. A gratidão gera bem-estar emocional e regula o estresse.
  • Faça uma oração ou, se preferir, uma reflexão que lhe traga paz.
  • Esteja ciente e observando o que você come no café da manhã: concentre-se nele saboreando e aproveitando cada mordida.

RELAÇÕES SOCIAIS

Manter-se integrado ao grupo, mesmo que à distância, promove seu bem-estar:

  • Conecte-se com um membro da família, amigo ou parceiro diferente todos os dias e fale sobre aspectos pessoais que lhes permitem aprofundar e fortalecer seu relacionamento;
  • Faça chamadas de vídeo em grupo uma vez por semana;
  • Aproveite a oportunidade para se reconectar com os amigos com que você não fala muito.

ATENDIMENTO PROFISSIONAL

Sente-se só e percebe que precisa ser ouvido ou conhece alguém que está assim, indicamos a plataforma Relações Simplificadas (https://www.relacoessimplificadas.com.br/escuta), onde um
atendimento on-line focado na quarentena é realizado psicólogos de maneira colaborativa.