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Que tal um menu da semana mais saudável?

É hora de transformar seus hábitos alimentares para ter uma boa saúde e adotar um estilo de vida que proteja você e sua família.

É hora de transformar seus hábitos alimentares para ter uma boa saúde e adotar um estilo de vida que proteja você e sua família.

A forma como você manuseia e consome os alimentos tem um papel fundamental na aquisição e fortalecimento de hábitos saudáveis. Uma alimentação equilibrada, aliada à atividade física e aos cuidados com a saúde mental, são os pilares do bem-estar.

Confira algumas dicas:

Mantenha-se hidratado: é um hábito que beneficia todas as pessoas, independe de suas necessidades alimentares. A sugestão é beber pelo menos oito copos d’água por dia, mesmo sem sentir sede (os idosos devem beber menos). Outras formas de hidratação são o consumo de caldos (de vegetais, carnes e peixes), infusões, bebidas aromáticas e chás.

Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia – certifique-se de que seu prato tenha o que seu corpo precisa. Não é complicado frutas e vegetais à sua dieta. Inclua vitamina C: goiaba, kiwi, laranja, manga, morango, tomate, brócolis, couve-flor ou espinafre.

Limite o consumo de bebidas açucaradas: prefira sucos naturais ou smoothies. Lembre-se de não coar para aproveitar suas propriedades.

Manipulação de alimentos: chave para a prevenção de doenças

Tão importante quanto comer bem é ter boas práticas de higiene com relação ao que você consome. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere:

– Lave as mãos com água e sabão antes de cozinhar ou armazenar os ingredientes.

– Cozinhe carnes, aves e peixes o suficiente para evitar a contaminação cruzada entre alimentos cozidos e não cozidos.

– Desinfeta as superfícies destinadas à preparação de alimentos.

– Evite que uma pessoa doente (especialmente com sintomas respiratórios) manipule ou prepare alimentos.

Foto de August de Richelieu no Pexels