Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Saúde da mulher em pauta no Outubro Rosa da Ecco Salva

Redução dos exames clínicos preventivos, consumo de álcool e falta de atividade física estão entre os principais fatores de risco à saúde feminina

Criado para conscientizar sobre a importância da mamografia e do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa abre espaço para debater a saúde da mulher de forma global.

O câncer de mama ainda é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 66.280 novos casos para 2021, mas 13% poderiam ter sido evitados com hábitos saudáveis como a atividade física regular e a redução do uso do álcool. No entanto, fatores relacionados à história reprodutiva como menstruação precoce e gravidez tardia, além da hereditariedade são parâmetros importantes.

No entanto, o cenário de pandemia pelo novo coronavírus traz uma preocupação a mais: a redução do diagnóstico precoce, uma vez que 47% das mulheres não realizaram exames preventivos no último ano, segundo divulgado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conforme afirma Larissa Pasqualli, médica da Ecco Salva que atua há três anos no atendimento em UTI, quanto mais cedo for identificado, maior a chance de cura. Por isso, é tão importante o autoexame mensal, por meio do apalpamento da mama e busca por sinais de irregularidades na pele e nódulos e o preventivo ginecológico acompanhado dos exames de imagem como a mamografia e a ultrassom mamária.

“Os principais sinais e sintomas que servem como alerta para a doença são caroços(nódulos) endurecido, fixo e geralmente indolor, presentes em mais de 90% dos casos. Há também alterações no bico do seio (mamilo), pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pele da mama avermelha, retraída ou parecida com casca de laranja. Por isso, todas as mulheres podem e devem conhecer seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas. A maior parte dos canceres de mama são descobertos durante o autoexame da mama. Em caso de alterações persistentes, procure seu médico assistente ou Posto de saúde para avaliação” enfatiza Larissa.

A médica também destaca aspectos que ajudam a reduzir o risco de surgimento da doença. “Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir o risco de câncer de mana mantendo o peso corporal adequado, atividade física regular e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível”, conclui.

Conscientização

Visando promover a conscientização sobre o tema com seus colaboradores, a Ecco Salva realiza no dia 22 de outubro o Dia Rosa. Para isso, todos os funcionários foram convocados a irem trabalhar com alguma peça na cor rosa nesta data.