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Superando os desafios gerados pela pandemia

Saúde desequilibrada e dificuldades de trabalho são algumas consequências, mas é possível superar o momento e redescobrir sua força interior

É importante que você reconheça os sinais de alerta em sua saúde física e mental que são produzidos pelo estado de incerteza que o mundo está experimentando ao longo de 2020 devido à covid-19. Uma maneira de lidar melhor com essa situação é aproveite para transformar sua rotina e passar a adotar hábitos saudáveis, a fim de superar as dificuldades e se tornar uma versão melhor de si mesmo. Aqui estão algumas recomendações:

Em relação ao emprego

O mercado de trabalho em todo o mundo está abalado. A queda na atividade econômica já mostrou um grande impacto na sociedade e levou à alta no desemprego. Os primeiros movimentos para a economia retomar começaram, mas ainda são tímidos. Mas quem for buscar uma recolocação precisa se adequar à nova realidade e, muitas vezes, terá que se reinventar.

Para tirar proveito da situação atual, é importante definir uma estratégia de busca de emprego. Há três dicas fundamentais para se ter em mente ao procurar trabalho durante ou após a pandemia:

– Prepare-se para entrevistas virtuais: essa modalidade estará presente nos processos seletivos por vários meses. Não se esqueça que, mesmo na virtualidade, a linguagem corporal e a confiança ao falar ainda são fatores decisivos.

– O que você fez no confinamento? Esta questão é recorrente nos atuais processos seletivos. Aproveite para falar sobre você e sobre o que você adora.

– Encontre uma forma de as empresas encontrarem você: ter uma presença digital, independente da área em que você trabalha, ajuda você a estar no radar de quem lidera os processos seletivos.

Cuide do seu bem-estar físico e mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde física como um estado abrangente de bem-estar físico, mental e social; não se limita à ausência de doença. Isso significa que seu corpo e sua mente são componentes que você não deve tratar separadamente, mas nutrir em igual medida com cuidado e dedicação.

Seu bem-estar mental é essencial para sua capacidade coletiva e individual de pensar, expressar sentimentos, interagir com os outros, ganhar a vida e aproveitar a vida. Então aplique estas dicas para cuidar de sua saúde mental:

Mantenha a calma

É normal sentir medo e pensar em coisas que estão fora de seu controle. Não deixe que esses dias o sobrecarreguem e tente tomá-los como uma oportunidade:

Continue a interagir com os seus círculos sociais através dos canais virtuais disponíveis e, caso tenha de sair de casa, cumpra os cuidados prestados.

Dê ao seu isolamento um propósito

Aprenda algo novo, tire o pó dos livros pendentes e faça o que o faz se sentir bem. Não abandone sua rotina. Faça adaptações e realize suas atividades diárias o mais normal possível.

Quando você está estressado, procure relaxar

– Na internet existem exercícios ideais para isso: respiração, ioga e mindfulness, por exemplo.
– Faça uma alimentação saudável e balanceada de acordo com suas necessidades de saúde.
– Durma de sete a oito horas por dia.
– Pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana.
– Evite fumar e consumir álcool.
– Beba muita água: hidrata, purifica e elimina toxinas.

Fonte: Sura Colômbia
Foto de Anna Shvets no Pexels