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Tenha atenção plena e viva no presente

Estar atento ao agora permite que você se conecte com as experiências diárias e aproveite o melhor de cada uma

O Mindfulness ou Atenção Plena, modo como a técnica é conhecida no Brasil, é a técnica que desenvolve a capacidade de prestar atenção conscientemente ao presente com interesse, curiosidade e aceitação.

Embora geralmente acreditemos que estamos no controle de nossa atenção, os especialistas desta técnica asseguram que normalmente estamos atentos a pensamentos sobre o passado, o futuro ou reconhecendo apenas uma pequena parte do que está acontecendo no agora.

Nesse sentido, a atenção plena permite que você reconheça o que está acontecendo enquanto está acontecendo e permite que você aceite ativamente o fluxo da experiência enquanto está acontecendo.

Não preciso ter feito cursos ou ter contato com profissionais da área para experimentar um pouco do que é esta prática. Para mostrar isso, vamos listar algumas situações em que você pode praticar a Atenção Plena:

– Comer com consciência: preste atenção ao sabor, aparência e texturas do que você come. Por exemplo, ao beber uma xícara de chá ou café, você pode se concentrar em quão quente e líquido sente em sua língua, em quão doce está ou ver o vapor que emite;

– Movimentando-se, andando ou correndo com consciência: Fique atento à sensação do seu corpo se movendo. Você pode notar a brisa contra a sua pele, a sensação de seus pés ou mãos contra diferentes texturas no chão, ou superfícies próximas, e os diferentes cheiros que estão ao seu redor;

– Escaneamento do corpo: mova sua atenção lentamente para diferentes partes do corpo, começando do topo de sua cabeça e movendo-se até o final dos dedos dos pés. Você pode se concentrar em sentimentos de calor, tensão, formigamento ou relaxamento de diferentes partes do seu corpo;

– Colorir ou desenhar com consciência: Ponha foco nas cores e na sensação do seu lápis contra o papel, em vez de tentar desenhar algo em particular. Você poderia usar um livro de colorir de mindfulness ou baixar imagens coloridas de atenção plena.

– Meditação com consciência: sente em silêncio e se concentrar em sua respiração, seus pensamentos, sensações em seu corpo e as coisas que você pode ouvir ao seu redor. Se sua mente vagar, tente trazê-la de volta ao presente. Muitas pessoas também acham que o yoga as ajuda a se concentrar na respiração e se concentrar no presente.

Quando você pratica algum exercício de atenção plena, os principais passos são:

Preste atenção – por exemplo, quando você tomar banho de manhã, faça um esforço especial para realmente prestar atenção à sensação da água em sua pele.

Observe – quando sua mente vagueia, que é exatamente o que as mentes fazem, simplesmente observe para onde seus pensamentos vão.

Escolha e retorne – escolha trazer sua atenção de volta ao momento presente, geralmente, concentrando-se em sua respiração ou outra sensação em seu corpo.

Esteja atento e aceite – observe e esteja ciente das emoções que você está sentindo ou sensações em seu corpo. Tente observar e aceitar esses  sentimentos com curiosidade amigável e sem julgamento.

Seja gentil com você mesmo – lembre-se de que a atenção plena é difícil de praticar e nossa mente sempre vai vagar. Tente não ser crítico com si mesmo. Quando você perceber que sua mente vagueia, pode simplesmente voltar ao exercício.

Fontes:
– Sura Colômbia
Instituto Bem do Estar
Foto de Kelvin Valerio no  Pexels