Informações sobre planos
Curitiba (41) 3340-8787
Porto Alegre (51) 3333-6000
Rio de Janeiro 4000-1987

Ter um coração saudável é cultivar o amor pela vida

Segundo OMS, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil com causa relacionada ao coração

Segundo OMS, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil com causa relacionada ao coração

Milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao coração. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 350 mil pessoas – aproximadamente uma vida a cada 40 segundos. Não à toa, o 29 de setembro foi intitulado como o Dia Mundial do Coração, data criada pela a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) para divulgar os perigos das doenças cardíacas e prevenir possíveis ataques. A Ecco Salva se une nesta causa pela conscientização sobre o tema.

O cardiologista Marcos Michelin, diretor-médico da Ecco Salva em Porto Alegre, esclarece que o melhor e mais efetivo meio de prevenir doenças cardiovasculares é adotar hábitos de vida saudáveis. “Além disso, é de suma importância realizar a identificação e o tratamento precoce dos fatores de risco, tais como, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e tabagismo”, complementa Michelin.

O diretor-médico conta que há poucos dias a Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou as novas diretrizes para Prevenção de Doenças Cardiovasculares. “O novo documento reforça a importância da implementação de políticas de saúde, entre elas, o estímulo aos hábitos de vida saudáveis, o acesso a medidas para prevenção de doenças cardiovasculares e controle dos fatores de risco. Destaca também a importância do reconhecimento e do tratamento precoce dos eventos, como exemplo, AVC e infarto agudo do miocárdio”, explica o médico.

Coração: como funciona

O coração é um órgão muscular responsável por bombear o sangue oxigenado (arterial) dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até que os pulmões possam refazer o seu trabalho de enriquecimento com oxigênio. A cada contração – a famosa batida do coração –, o sangue é impulsionado para que percorra todo o seu trajeto pelo corpo. Essa pulsação é chamada de pressão ou pulso arterial. É através dele que são feitas as aferições de frequência dos batimentos cardíacos.

Já a pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. As variações normais de pressão podem estar relacionadas a fatores genéticos, à rotina e ao modo como você cuida da sua saúde, por exemplo. E é aí que devemos prestar atenção: alimentação saudável e uma rotina de prática de atividade física são algumas formas de manter a saúde do coração. Além disso, fazer os exames médicos periódicos vai te dizer se está tudo bem com você e o que pode ser melhorado.

Coração saudável

Para aproveitar a vida da melhor forma possível e sem preocupações, é importante seguir algumas dicas. Por isso, substâncias que alteram a pressão arterial, como suplementos e comidas muito salgadas, entre outros, devem ser evitadas. Em qualquer idade, atenção redobrada se você sente:

:: Cansaço e falta de ar não percebidos antes

:: Dor nas costas ou na região da mandíbula

:: Formigamento no braço esquerdo

:: Pontadas e queimação no peito

:: Dor como aperto

Não hesite em nos ligar no caso de qualquer um dos sintomas citados

Fique atento!

Segundo a Organização Nacional de Saúde, cerca de 60% dos infartos acontecem em pessoas que não apresentam sintomas. O melhor a fazer é prevenir e, para evitar cair nas estatísticas, fique atento:

:: Vá ao médico com frequência. O check-up é superimportante

:: Se você fuma, reveja este hábito

:: Deixe o sedentarismo de lado e pratique uma atividade física, de preferência orientada por seu médico

:: Meia hora de caminhada por dia, ao menos três vezes na semana, faz muito bem à saúde como um todo, incluindo a do coração

:: Alimente-se de forma saudável, evitando frituras, gorduras e carnes vermelhas

:: Evite o açúcar e o carboidrato em excesso

:: Coma verduras, legumes e vegetais, além de frutas, todos os dias

:: Evite bebidas alcoólicas

:: Tenha hábitos regrados de higiene bucal

:: Consuma pouco sal

:: Uma dose de vinho tinto contém resveratrol (substância antioxidante que protege o coração e reduz o colesterol ruim). Então, inclua este hábito em sua rotina

:: Controle o seu estresse

E não se esqueça: para qualquer anomalia na saúde, quanto antes ela for descoberta, maiores as chances de tratamento. Com as doenças cardíacas não é diferente. Siga as nossas dicas e perceba o seu corpo, sempre.